Edição de dezembro está no ar!

Boa tarde, leitoras e leitores da Direito e Práxis!

Mais um número da Práxis está no ar!

É com grande alegria que anunciamos a última edição de 2021!

Neste novo número contamos com quatorze artigos inéditos na seção geral tocando nas temáticas dos direitos da infância e juventude, dos direitos das pessoas com deficiências, teoria materialista do direito, pluralismo jurídico, entre outros. Ainda em nossa seção geral, temos a alegria de apresentar dois artigos que homenageiam os 100 anos do mestre da pedagogia da autonomia e da liberdade, Paulo Freire.

Além disso, este número traz o dossiê “Entre normas, estéticas e ficções: direito e cinema brasileiro (1990–2020)” organizado pelas pesquisadoras Bruna Mariz Bataglia Ferreira (PUC-Rio) e Flávia do Amaral Vieira (UFPA). O dossiê traz sete artigos altamente inovadores com a proposta arrojada de reinventar o debate sobre Direito e Cinema no campo jurídico e das ciências sociais aplicadas. Em diálogo com o dossiê, também contamos com duas traduções nesta edição, a primeira, “Lentes potentes e empoeiradas: violência e resistência em Bacurau”, do artigo de Bethania Assy, Vera Karam de Chueiri e, em seguida “Por que ‘Direito e Cinema’ e o que isso realmente significa? Uma Perspectiva” de Orit Kamir.

A edição conta ainda com duas resenhas. A primeira intitula-se “Um direito inocente?”, de Andityas Soares de Moura Costa Matos. Já a segunda trata da obra “Comuna de Paris, Estado e Direito”, organizada por Carla Benítez Martins, Flávio Roberto Batista & Gustavo Seferian e resenhada por Augusto Fernando Carrillo Salgado, Daniel J. García López e Julio César Muñoz Mediola.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

Para conferir a edição na íntegra, acesse: v. 12, n. 4 (2021) (uerj.br)

Publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da UERJ

Publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da UERJ