O momento de crise sanitária que enfrentamos há mais de um ano exige uma constante reflexão acerca dos planos políticos e jurídicos da sociedade. Não porque os problemas sociais surgiram agora, mas porque as instabilidades agudizam as mazelas já existentes. Nesse prisma, a produção acadêmica não para e continua o seu trajeto no sentido de analisar e propor caminhos e saídas. Apresentamos, portanto, mais um fruto de uma análise crítica: a nova edição da Revista Direito e Práxis!

O novo número conta com catorze artigos inéditos, resenhas e traduções, além do dossiê, organizado pelos professores André Coelho, Julia Àvila Franzoni e Philippe Oliveira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem por tema o debate sobre a tradição norte-americana dos Critical Legal Studies, uma corrente de pensamento sócio-jurídico crítico que apesar do apogeu na década de 70, continua presente em pesquisas críticas no campo do direito no Brasil. O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa e de extensão da UFRJ para a difusão, em língua portuguesa, das ideias originárias desse campo de estudo.

Na seção geral você encontrará artigos que analisam a questão da pandemia, sob o viés do direito constitucional e teoria social — importante olhar em um momento em que a vacinação no Brasil caminha a passos lentos — como também trabalhos nos campos da justiça de transição, direito do trabalho, estudos pós-coloniais, teoria crítica da hegemonia, bem como análises do campo da criminologia. Na parte de traduções, além das que compõem a temática do dossiê, temos o trabalho do professor Kevin Anderson intitulado “Classe, gênero, raça e colonialismo: A Interseccionalidade de Marx”. A seção de resenhas também traz duas discussões de trabalhos relevantes para o campo dos estudos críticos. A primeira, escrita por Camila Oliveira, Raquel Pimenta e Letícia Dyniewcz, faz parte do dossiê e promove um debate com o professor David Trubek, representante dos Critical Legal Studies(CLS). A segunda, escrita por João Vitor de Freitas Moreira, aborda a problemática da pesquisa em direito a partir da perspectiva dos povos indígenas.

Tudo isso é um breve resumo do que você, leitor, irá encontrar nesta edição!

Aproveitamos a oportunidade para lembrá-los que nas segundas-feiras postaremos vídeos de autores e autoras desta edição no quadro “Práxis em Vídeo”. Não deixe de conferir!

Aproveite a leitura e compartilhe nos seus grupos!

Acesse a edição na íntegra em:

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/issue/view/2462

#CLS #DeP2021 #Paxisemvídeo

Publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da UERJ