Setembro não traz somente a chegada de uma nova estação, ele também anuncia mais uma edição da Práxis!

2021 está sendo marcado pelos conflitos e desafios advindos pela pandemia de COVID-19, o que nos leva a desacreditar que estamos afastados de 2019 por um salto temporal de 2 anos. Mas estamos, e as produções acadêmicas não pararam, fazendo com que as leituras críticas sejam um importante mecanismo para propor caminhos para a resolução dessas adversidades. Por isso, apresentamos mais um novo número da Revista Direito e Práxis, com artigos inéditos, bem como um dossiê, além de novidades nas seções de traduções e resenhas.

Nesse sentido, os artigos da seção geral trazem discussões sobre o direito tomado a partir de sua historicidade, a partir de teorias feministas e queers, a partir de práticas quilombolas. Como também há trabalhos de natureza mais conceitual os quais investigam autores como Lévinas, Marx, Rancière e Deleuze. Além disso, por um panorama da crítica político-institucional são analisadas: a operação Lava Jato, a organização e regulação do trabalho, o sistema de justiça criminal, o acesso ao direito e à justiça. Também se debate sobre dignidade de animais humanos e não humanos e sobre a estrutura da renovação urbana. As novidades não estão apenas na seção geral, por isso não deixe de conferir as seções de resenhas e traduções!

Ademais, as reflexões sobre a pandemia da Covid 19 também estão presentes, seja na relação com o racismo seja na análise de alguns efeitos na sociedade mundial, o que nos leva a caminhar para o tema do dossiê da edição de setembro: Pandemias, Direito e Judicialização. Organizado pela Profa. Deisy de Freitas Lima Ventura, da Universidade de São Paulo, e pelo Prof. Octavio Ferraz, da Universidade King´s College London, nele há importantes análises acerca das manifestações e decisões do Poder Judiciário em temas relativos à Covid 19 e seus desdobramentos sociais e políticos. Acesse aqui.

Publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da UERJ