Primeira edição de 2021 no ar!

“Color Washed Grainy Seamless Retro Patterns 4” by webtreats is licensed under CC BY 2.0

Um novo ano sempre recarrega as nossas forças, e apesar da pandemia do coronavírus esgotar a todos em 2020 e permanecer nos acompanhando em 2021, é preciso aproveitar a renovação que os novos começos proporcionam para continuarmos as reflexões que nos colocam no caminho de mudanças. Por isso, é com alegria que anunciamos mais um número da Direito e Práxis, prova concreta de que, mesmo com as dificuldades, o saber científico e os estudos no campo jurídico progridem como uma forma de luta por uma sociedade que anseia por avanços.

Nesta nova edição contamos com mais artigos, uma mudança feita em nosso editorial para abranger o número dos excelentes trabalhos que são enviados para o nosso periódico. Assim, este número traz reflexões sobre os processos regulatórios que a pandemia promoveu com as políticas de enfrentamento, como também conta com textos do campo de estudos decoloniais, direito internacional dos refugiados, direito das pessoas com deficiência. Além disso, há análises no campo da teoria da reprodução social, justiça de transição e teoria do direito, como também novos textos na seção de traduções e de resenhas, trabalhos importantes para a teoria social latino-americana e brasileira, além da história do direito.

Ademais, nosso número traz o dossiê “Críticas radicais ao poder de punir: Como pensar abolicionismos em tempos de expansão punitiva?” organizado pelas pesquisadoras e pesquisadores do grupo de pesquisa “Laboratório de Críticas e Alternativas à Prisão”, o qual conta com membros da UERJ, PUC-Rio e UFF. Nesse sentido, o dossiê apresenta abordagens interdisciplinares sobre os limites de punir e sobre as múltiplas perspectivas abolicionistas, voltando-se para uma crítica que visa repensar a questão da punição e como ela faz acumular ainda mais violência na sociedade brasileira.

Esperamos que estejam bem!

Boa leitura!

Equipe Direito e Práxis

Publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da UERJ

Publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da UERJ